Às cegas

12/06/2017

Apesar de linear e cansativo, Perception é diferente e traz consigo a sensação de entender as limitações da cegueira

Lançado anteriormente para PC e agora disponível para Playstation 4 e Xbox One, Perception é um jogo que conta a história de Cassie, uma mulher cega que, após descobrir que uma mansão que a atormentava em pesadelos existe, decide desvendar a história por trás de seus antigos moradores.

O diálogo que a personagem tem com o jogador faz entender que sua personalidade é interessante e bem humorada, mesmo no ambiente aterrorizante do game, que traz consigo um belo trabalho nos personagens exteriores, importante em um jogo onde quase tudo é desvendado através dos toques, sons e ferramentas que auxiliam a movimentação de uma pessoa cega.

Com a interessante mecânica, o jogo é bastante expressivo no início, porém em um pouco mais de uma hora de jogatina, torna-se então cansativo, mesmo diante de uma presença espiritual ao seu lado, qual persegue a personagem jogável de maneira assustadora, bem como torna-se muitas vezes necessária para resolução de puzzles não tateáveis.

Por conta de fatos do passado, a mansão onde o jogo acontece muda de cenário para alimentar suas lembranças. Porém o que devia ser um fator positivo quando, afinal, o interesse é descorir segredos do local, torna-se então confuso, visto qeu nossa visão é limitada. Ou seja, o jogo é chato em certo ponto. Mas vale a pena conferir esta ideia promissora, startada pelos criadores de Bioshock.