Candy Crush Saga e Clash of Clans são os games preferidos no smartphone

27/06/2017

Revelada queda na proporção de internautas brasileiros que usam seu smartphone para jogar


A nova edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, que entrevistou 1.904 internautas que possuem smartphone, aponta que o Candy Crush Saga continua sendo o jogo mais popular, preferido pelo público feminino, e o Clash of Clans no público masculino. O estudo aponta que 57,2% dos internautas brasleiros com smartphone usam o aparelho para jogos.

O Candy Crush Saga continua sendo o jogo mais popular do Brasil. Cerca de 17,5% das jogadoras móveis o apontam como seu game preferido, ante apenas 4,5% dos jogadores masculinos. A situação se inverte no caso do segundo game no ranking, Clash of Clans, que é o preferido de 9,7% dos jogadores e de apenas 2,4% das jogadoras.

O terceiro colocado do estudo, o Farm Heroes, também apresenta uma diferença significativa na análise por gênero, com predominância feminina. Os demais títulos não registraram uma variação significativa nesse aspecto. Merece destaque a queda de interesse pelo Pokémon Go. Ele ocupava a segunda posição na pesquisa anterior, com 6,1% de citações, e agora está no quinto lugar, com 2,3%. Por outro lado, Super Mario Run, jogo com outro personagem da Nintendo, apareceu pela primeira vez no ranking, na quarta posição.

Outras descobertas da nova edição do Panorama Mobile Time/Opinion BoxEntre os 20 aplicativos mais comuns na homescreen do smartphone brasileiro, o estudo aponta uma queda do WhatsApp diante de outros apps que ganharam espaço na tela inicial do aparelho nos últimos seis meses, como Facebook, Facebook Messenger, Instagram e Uber, acompanhados na lista por aplicativos das principais instituições financeiras brasileiras: Banco do Brasil, Caixa e Bradesco. O app de compra e venda do OLX também garantiu sua presença entre os apps preferidos.

O Panorama Mobile Time/Opinion Box também apontou outras preferências dos usuários móveis brasileiros no entretenimento. O Netflix é líder para o entretenimento móvel pago, seguido pelo Spotify, enquanto o brasileiro GloboPlay ganha pontos e entra para esta lista. Entre os antivírus, o Avast se mantém na liderança, mas perde espaço para o brasileiro PSafe. No ranking dos serviços pagos de backup mais populares, o brasileiro TIM Backup acompanha os estrangeiros Google Drive, OneDrive e iCloud em suas posições entre os preferidos.

A pesquisa conclui que a ocupação da primeira tela está mais fragmentada, o que pode ser interpretado - segundo os analistas do Panorama Mobile Time/Opinion Box - como um sinal de maturidade do usuário brasileiro de smartphone. Conforme se acostuma com o uso do aparelho e explora as lojas de aplicativos, o consumidor descobre novos apps favoritos e troca os ícones que ocupam o centímetro quadrado mais valioso do seu telefone.

Apps pagos, compras online e apps em redes sociais:

- Apenas 13,3% dos internautas brasileiros com smartphone já pagaram pelo download de um aplicativo móvel;
- 46,2% dos internautas brasileiros com smartphone já fizeram compras in-app;
- Cerca de um terço dos internautas brasileiros com smartphone instalam e desinstalam apps diariamente;
- É mais comum encontrar apps de redes sociais na tela principal de smartphones de mulheres do que de homens.

O Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de apps no Brasil é uma pesquisa independente realizada por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box. O questionário foi elaborado por Mobile Time e aplicado on-line por Opinion Box junto a 1.904 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas ao longo de abril de 2017. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%. Os dados completos da pesquisa estão presentes em um relatório que pode ser baixado de graça no site www.panoramamobiletime.com.br